O Prémio Carreira SPP destina-se a distinguir pediatras membros da sociedade como reconhecimento pelo elevado mérito das suas atividades na prática clínica, no ensino e formação, na investigação, ou em qualquer combinação das mesmas na área da pediatria.
Este ano será homenageado o Prof. Doutor António Guerra
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá durante o Congresso Nacional de Pediatria, no Centro de Congressos do Estoril, no dia 15 de novembro, às 14:05h. Não falte e saiba mais sobre a carreira do ilustre homenageado.
Nasce a 25 de Fevereiro de 1952, na cidade da Beira, Moçambique.
Inicia em Setembro de 1969 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lourenço Marques o curso de Medicina que conclui na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em Julho de 1975, com a classificação final de 16 (dezasseis) valores.
Em Março de 1978 inicia na ilha de S. Jorge, Açores, o Serviço Médico à Periferia, que decorre até Fevereiro de 1979.
Em Julho de 1986, conclui no Hospital de S. João, o exame final do Internato Complementar de Pediatria.
Em Dezembro de 1993 presta provas de Doutoramento em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Em Junho de 1994 é nomeado pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina, regente da disciplina de “Alimentação e Nutrição Pediátrica” da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, tendo-lhe sido até ao presente, renovada anualmente a referida nomeação.
Em Maio de 1996 é eleito membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Pediatria como Secretário-adjunto para a Região Norte, sendo reeleito para diferentes cargos nos 4 triénios seguintes e eleito Presidente para o triénio de 2010-2013.
Em Março de 1998 toma posse do cargo de Chefe de Serviço de Pediatria Médica do Hospital de S. João.
Em Dezembro de 1998 é aprovada a sua nomeação definitiva como Professor Auxiliar de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Em Novembro de 2004 e após concurso, toma posse do cargo de Professor Associado de Pediatria da Faculdade de Medicina do Porto.
Em Janeiro de 2007 presta Provas de Agregação (9º grupo – Pediatria) à Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tendo sido aprovado com 25 votos a favor e 1 voto contra.
Integra em Abril de 2012 e por um mandato o Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina do Porto como representante do pessoal docente e investigador.
Em Maio de 2013 é nomeado pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina do Porto regente da Unidade Curricular - Pediatria Clínica - 6º ano (anos lectivos com início em 2014, 2018 e 2019).
Em Outubro de 2015 é nomeado pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Presidente da Comissão para a atribuição da equiparação ao Mestrado Integrado em Medicina a médicos não comunitários.
Integra por convite desde Fevereiro de 2017 a Comissão Nacional da Saúde Materna, da Criança e do Adolescente - Direção-Geral da Saúde.