Vitamina D em idade pediátrica – porquê e quem suplementar após o primeiro ano de vida?
Moderadora: Dr.ª Mónica Oliva
Palestrante: Prof Christian Braegger, MD – Head Division of Gastroenterology and Nutrition, University
Children's Hospital, Zurich.
Co-autor do Position Paper do Comité de Nutrição da ESPGHAN (European Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition): Vitamin D in the Healthy European Paediatric Population (2013)
A Vitamina D é um nutriente que está presente em quantidades muito reduzidas em poucos alimentos, nomeadamente peixes gordos, gema de ovo e alguns fungos. Por outro lado, o ser humano tem a capacidade de síntese desta vitamina, mediante exposição solar, considerando-se que esta será a principal fonte desta pro-hormona.
A Vitamina D é essencial para a saúde óssea e caso esta vitamina não seja adequadamente fornecida durante a infância, poderá desenvolver-se raquitismo e osteomalácia.
Para além dos benefícios para a saúde óssea, têm sido sugeridos outros efeitos benéficos da vitamina D, especialmente na prevenção de doenças do sistema imunitário.
O foco deste simpósio será a revisão da importância da vitamina D, os dados de prevalência da deficiência na população pediátrica e a discussão das recomendações para prevenção do défice de vitamina D em idade pediátrica, de acordo com a evidência científica publicada que sustentou o position paper acima referido.